Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"œCom a coragem dos heróis do Jenipapo, venceremos", diz governador em homenagem

Neste sábado, 13 de março, comemora-se 198 anos da Batalha do Jenipapo em Campo Maior

12/03/2021 15:46

O governador Wellington Dias afirmou nesta sexta-feira (12) que é necessário coragem para enfrentar a pandemia do novo coronavírus, assim como os heróis da heróis do Jenipapo enfrentaram as tropas portuguesas. A declaração ocorreu durante solenidade no Palácio de Karnak em homenagem aos 198 anos da Batalha do Jenipapo.


Leia tambémCirurgias eletivas são suspensas no Piauí para remanejamento de profissionais 


Celebrada no dia 13 de março no Monumento Heróis do Jenipapo, em Campo Maior, esse é o segundo ano que a solenidade é cancelada devido a Covid-19. Em cerimonial restrito, na sede do Executivo estadual, o governador acompanhou o hasteamento da bandeira e aposição de flores. 

“Nos sentimos cheios de energia para enfrentar os desafios do presente e, com certeza, assim como lá atrás, colocamos toda nossa coragem de homens e mulheres destemidos, também agora para vencer o coronavírus, bem como as dificuldades que temos na área social, econômica, sempre trilhados nos ideais de 13 de março”, disse Wellington Dias.

Encenação da Batalha do Jenipapo (Foto: Ccom)

O governador reforçou a importância da Batalha do Jenipapo para a consolidação da Independência  “É uma data comemorativa importante, não apenas para o Piauí, mas também para o Brasil. Foi nesta data que, em Campo Maior, tivemos um momento que marcou na história da Independência do Piauí e do Brasil, quando muitas pessoas morreram lutando por esses ideais de independência”, afirmou. 

“Hoje, estamos vivendo uma guerra contra o coronavírus, por essa razão, não iremos fazer, como sempre, o evento no Monumento do Jenipapo, mas não poderíamos deixar de fazer esse momento de hasteamento da bandeira e da aposição de flores em memória dos heróis do passado”, afirmou o governador.

Em Campo Maior, a prefeitura municipal realiza a inauguração da Escola Cívico-Militar Coronel Octávio Miranda neste sábado (13)  em alusão aos 198 anos da Batalha do Jenipapo. A gestão informou que a solenidade mantém viva a memória dos combatentes e acontece de forma restrita e em cumprimento as medidas de segurança contra o novo coronavírus. 

Mais sobre: